segunda-feira, 2 de abril de 2012

Elephant Nature Park

Ainda em Chiang Mai, fomos passar um dia ao Elephant Nature Park, uma fundação criada em 2003 por uma tailandesa chamada 'Lek' que, desde 1992, recolhe e dá abrigo a elefantes domésticos (ou seja, aqueles retirados do seu habitat natural e usados pelas pessoas para trabalhar das mais diversas formas) vítimas de abandono, trabalhos forçados e brutais maus tratos para os tornar submissos ao Homem (vimos um documentário que nos impressionou bastante)!
No parque, num vale a cerca de uma hora de Chiang Mai, vivem actualmente 34 elefantes; são apenas 3 machos, o resto são fêmeas e já lá nasceram 2 crias. Explicaram-nos que, tal como em qualquer casa com muitas mulheres, por vezes há confusão e discussões! É-lhes dada total liberdade de escolher uma família ou formarem pequenos grupos, como acontece na vida selvagem. São animais majestosos...os adultos pesam toneladas e podem viver até aos 85 anos. Cada gravidez dura 2 anos e comem 200kg de fruta e vegetais por dia...tudo é em grande! A fundação faz um trabalho excepcional, tendo cerca de 70 trabalhadores permanentes e conta com a ajuda de voluntários. Tentando aproximar ao máximo a rotina dos elefantes à que seria num contexto selvagem, o eco-turismo é a forma de, além das doações, receberem dinheiro para manter aqueles animais e poderem salvar outros, tendo esta filosofia levado a que a fundação, e 'Lek' em especial, tenham sido distinguidas com vários prémios e alvo de vários documentários internacionais.
Chegámos bem cedo e ao longo do dia estivemos sempre em contacto com os elefantes,  observando o seu comportamento e as suas relações, participando em algumas das suas   actividades de vida, como a alimentação e o banho no rio! Foi um dia muito divertido, enriquecedor e especial! Aconselhamos e gostaríamos de voltar um dia para fazer voluntariado! :)

Beijos e abraços para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário