segunda-feira, 2 de abril de 2012

Chiang Mai

A viagem no comboio nocturno correu bastante bem, deu para descansarmos.
Assim que chegámos percebemos que, apesar de ser a segunda maior cidade da Tailândia, não tem nada a ver com a dimensão e confusão/agitação de Bangkok! A cidade antiga encontra-se cercada pelo que resta das muralhas e do fosso e as suas ruas arborizadas percorrem-se facilmente a pé. Em cada esquina há um templo budista, todos eles impecavelmente arranjados, com especial destaque para os Wat Chedi Luang e Wat Phra Singh. Embora 45 vezes mais pequena que Bangkok, Chiang Mai tem quase tantos templos como a capital! E todos mais antigos, da altura em que foi capital do reino Lanna (dos sécs. XIV a XVIII).
Logo no primeiro dia, decidimos visitar o Wat Prah Doi Suthep, que se situa numa montanha fora da cidade. Para lá chegarmos, foi necessário apanhar dois songthaews (carrinha de caixa aberta com dois bancos corridos) e esperar que segundo enchesse para ficar mais barato. A base da escadaria, com as suas bancas de souvenirs, fez-nos lembrar a da Muralha da China. Subimos os 300 degraus e chegámos ao templo, um dos mais sagrados do Norte da Tailândia. É riquíssimo, com muitas estruturas e Budas em ouro! A vista para a cidade ficou sob a neblina...
Sendo a última paragem na Tailândia, aproveitámos para fazer uma última Thai Massage. Desta vez, fomos ao Centro de Correcção de Mulheres de Chiang Mai, junto à Prisão. Aqui, as reclusas recebem formação com o objectivo da reinserção social, sendo a massagem uma delas. Todo o dinheiro que as pessoas pagam é-lhes entregue quando terminarem a pena. Foi espectacular!! O espaço era muito giro, vestimos umas roupas confortáveis e usufruimos de uma hora de massagem espantosa! "Soltem as prisioneiras...!"
Apesar de estar sol e calor, as temperaturas são bem mais toleráveis do que em Ayutthaya e Bangkok, e as noites são mesmo agradáveis. Se juntarmos isto a lojas, cafés e restuarantes muito giros e deecontraídos, estão reunidas todas as condições para se adorar Chiang Mai!

Sem comentários:

Enviar um comentário