segunda-feira, 2 de abril de 2012

Luang Prabang, Laos

Voámos de Chiang Mai para Luang Prabang, no Laos, num pequeno avião a hélices, mas a viagem correu bem. O Aeroporto Internacional assemelha-se ao Aeródromo de Alcochete, e o transfer que deveria estar à nossa espera afinal não estava.... mas lá chegámos ao Hotel, que fica bem no centro histórico de Luang Prabang, protegido pela Unesco como Património Mundial. A cidade é a segunda maior do país, mas a sua agitação nas ruas do centro não é maior que a de uma vila do interior de Portugal! Mas sabe tão bem passear pelas suas ruas sem trânsito, sem o barulho dos escapes das motas e das buzinas dos carros e com poucas pessoas...!  A cidade antiga possui, para além de muitos templos bonitos, casas em estilo colonial, testemunho da presença dos franceses no período da Indochina (sécs. XIX e XX). Tudo isto numa península verdejante  rodeada pelo rio Mekong e um afluente... Lindo!
Todos os finais de tarde é montado na rua um mercado nocturno, onde os locais vendem produtos de artesanato fantásticos, alguns feitos mesmo no local. Os ocidentais ficam loucos! ;)
Ontem fomos visitar uma aldeia Hmong (uma das tribos das montanhas do Laos), onde o guia nos explicou o seu modo de vida e pudemos compreender melhor o verdadeiro Laos, para além do turismo da cidade. Fomos depois até ao rio Nam Ou, onde fizemos kayaking, percorrendo no total uma distância de 14km, entre águas calmas e outras nem tanto... passámos por vários rápidos, tendo-nos virado no primeiro! Mas os seguintes percorremo-los sem problemas! ;) Gostámos imenso da experiência, apesar do susto inicial da queda, em especial da paz que o local transmitia. As únicas pessoas com que nos cruzámos eram homens que procuravam ouro nas margens do rio ou as crianças de uma aldeia que nos vinham dizer adeus!
Daqui a pouco saímos para o Cambodja, despedindo-nos do calmo Laos.

Beijos e abraços para todos.

1 comentário:

  1. Ainda bem que não nos contam tudo previamente. Poupam-nos alguma preocupação. Aproveitem da melhor forma! Beijinhos

    ResponderEliminar