quinta-feira, 19 de abril de 2012

Gunung Bromo, Indonésia

De Yogyakarta para Gunung (Vulcão em Indonésio) Bromo foram umas penosas 12 horas para percorrer 400km, e já passava das 21 horas quando chegámos ao Hotel Yoshi's (o pior de toda a viagem, totalmente não recomendável!). No dia seguinte acordámos às 3h10 para irmos assistir ao nascer do sol com vista para os vulcões. Estava noite cerrada e o caminho até lá foi um autêntico rally, feito num jipe 4x4 através de subidas, descidas, precipícios, buracos e pedras! Mas o nosso condutor esteve à altura do desafio e às 5h chegámos ao local. Estava tanto vento e frio que tivemos de alugar uns casacos! Colocámo-nos num sítio estratégico e esperámos... Os momentos que se seguiram foram mágicos, com o sol a despontar gradualmente e a matizar o céu de vermelho, laranja, amarelo e azul. Também a cordilheira de vulcões foi, progressivamentem ficando a decoberto, vendo-se a caldeira do Gunung Bromo e o alto cone do Gunung Semeru, o ponto mais alto de Java com 3600m. A paisagem mudava a a cada minuto, as sombras moviam-se e cada vez mais terra ia ficando iluminada, à medida que o sol avançava sem nuvens... Foi único! :-) Voltámos a entrar no jipe e descemo para o 'mar de areia', uma planície de cinza na base dos vulcões. Já lá em baixo, a vista era totalmente diferente, mas igualmente espectacular, assemelhando-se a uma paisagem lunar. Subimos uma escadaria que nos levava aos 'lábios' da cratera, onde no fundo borbulhavam as águas sulfatosas e eram lançados gases que se elevavam no ar! Brutal!Regressámos ao Hotel e seguimos viagem em direcção a Ketapang, no extremo oriental da ilha de Java, para atravessarmos de ferry para Bali. Até lá foram 5 horas para percorrer 200km, mas a paisagem, tal como no dia anterior, era fabulosa. Quase toda a ilha de Java se encontra cultivada com extensos campos de arroz no meio de palmeiras...altamente fotogénico! Quando, à noite, nos sentámos os quatro para jantar, partilhávamos todos a sensação de ter vivido um dia inesquecível! :-) Beijos e abraços para todos.